quinta-feira, setembro 30, 2010

I Baile da Primavera



O Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança de Gravatá – SERC realiza no dia 20 de novembro no Parque Aquático do CDG o I Baile da Primavera. O evento tem como objetivo angariar recursos para a construção da nova SEDE da instituição no terreno doado pela Prefeitura a entidade, e garantir a sustentabilidade das despesas diárias para o atendimento de 300 crianças assistidas na cidade e zona rural.

A festa começa a partir das 23 horas com a presença da Orquestra Fernando Borges do Recife. Para participar do I Baile da Primavera os interessados devem procurar o SERC na Rua José Inácio da Silva, 71, ou entrar em contato através dos telefones 3533-1233 ou 8105-6661. Os ingressos custam apenas R$ 20,00 e a mesa custa R$ 80,00.

terça-feira, setembro 28, 2010

Curso de Culinária no Campo



Começou ontem em Avencas em Gravatá o curso de culinária para mães de alunos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O curso é promovido pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social de Gravatá em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Ao todo 12 alunas participarão das aulas que tem duração de três dias. O curso é voltado para a culinária regional e as alunas irão aprender receitas diversas como farofas variadas, baião de dois, abóbora recheada entre outros.
A Proposta Pedagógica foi elaborada visando o atendimento, a principio, de Cozinha Básica regional e o modelo de administração a ser adotado, de Parceria Público - Privado - PPP, necessariamente será formalizado Termo de Parceria com instituição de ensino técnico e/ou superior com experiência no setor de gastronomia. Impulsionando mão de obra qualificada para nossa cidade!

domingo, setembro 26, 2010

Gravatá se Prepara para o Natal Luz



Na tarde da última sexta-feira (24/09) os secretários de Turismo e Planejamento de Gravatá, Ricardo Fernandes e Jaime Prado estiveram reunidos no gabinete do prefeito com alguns representantes do comércio da cidade, além de associações turísticas e comerciais. O objetivo do encontro foi discutir o Natal 2010 e suas novidades para a cidade. Em 2009 Gravatá realizou uma grande festa natalina durante quase 20 dias com programações culturais, peças, autos de natal, corais vindos de várias cidades e todas as praças devidamente enfeitadas. Este ano a vontade é de repetir e aumentar o sucesso do ano anterior cujo nome escolhido foi Um Natal Melhor Para Todos. Agora e aguardar !

sábado, setembro 25, 2010

Cachoeira do Urubu



Uma das mais belas cachoeiras aos arredores de Gravatá !

Vale a pena conhecer de perto e desfrutar de um ótimo passeio e um mergulho nas águas cristalinas dessa paisagem maravilhosa, que só com os olhos dá vontade de se teletransportar. Dica: reuna os amigos, alugue um quadriciclo e vá até a cachoeira, o caminho até a chegada é deslumbrante, cheio de árvores e animais nativos, como pássaros, lagartos e muitos outros. Experiência única !

Chocolateria nova na Serra



Ontem foi inaugurado, dia 24, a Cafeteria e Chocolateria “Gramado”, sob o comando da empresária Isa Rabelo, que passa a representar na cidade os chocolates e licores artesanais da Serra Gaúcha, em Gramado.

As gulouseimas são artesanais, e as novidades exclusivas não podem deixar de ser conferidas, entre elas: as barras de chocolate branco ao chá verde, e ao leite de chá verde, as pastilhas de chocolate diet, e os tabletes sortidos, com chocolate ao leite e Castanha de Caju, coco ralado, flocos, amêndoas, e mesclado ao leite e branco. Além de licores artesanais Splendore da Serra Gaucha.

A Cafeteria e Chocolateria “Gramado”, fica localizado na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao restaurante Famiglia Lucco.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Capoeira na Serra



De 23 a 25 de setembro acontece em Gravatá o 7º Encontro Nacional N’Golo de Capoeira o evento acontece a partir das 20 horas na Avenida Joaquim Didier. O capoeirista Ailton Vieira já confirmou a presença dos mestres brasilienses Zulu e Dionízio. Outra presença confirmada será a do capoeirista Gilvan que aplica a técnica da “capoterapia”. Uma técnica que mistura arte marcial com terapia ocupacional. Além dos mestres, idosos de Gravatá também participarão.

Programação:

Quinta-Feira – 23/09
Local – Avenida Joaquim Didier

Às 15:00 horas roda de divulgação
Às 20:00 horas roda de abertura do evento

Sexta-Feira – 24/09
Local – Escola Devaldo Borges e Avenida Joaquim Didier

Às 8:00 passeata e vivência com o mestre Gilvan
Às 09:30 vivência com o mestre Dionízio
Às 10:00 vivência com o contramestre Paulo Renato
Às 10:30 vivência com o mestre Kim
Às 11:00 vivência com o contramestre Pesado
Às 11:30 roda com todos convidados e alunos
Às 12:00 Almoço
Às 14:00 vivência com o contramestre Barata
Às 14:30 vivência com o contramestre Carlos
Às 15:00 vivência com o contramestre Digão
Às 15:30 vivência com o mestre Renato
Às 16:00 vivência com o mestre Zulu
Às 18:00 jantar
Às 19:50 Show Folclórico com a 3ª Idade
Às 20:20 Roda com os convidados
Às 20:30 Graduação, Troca de cordas e batizado da 3ª idade

Sábado – 25/09

Local – AABB e Avenida Joaquim Didier

Às 09:00 Campeonato Interno com todos os alunos N’Golo Capoeira
Às 11:30 Roda na Feira
Às 12:20 Almoço
Às 16:00 Apresentação de Slides sobre a história do professor Muriçoca
Às 18:30 Jantar
Às 20:00 Show Folclórico
Às 20:20 Roda com Convidados
Às 20:30 Formatura, Graduação, troca de cordas e batizado

segunda-feira, setembro 20, 2010

Novidades Gastronômicas



Gravatá é palco todos os anos de grandes eventos festivos que vão desde o carnaval ao natal. Há poucos dias o Festival Pernambuco Nação Cultural passou por Gravatá realizando uma grande festa e movimentando o município. Agora a cidade já se prepara para outro evento grandioso que movimenta tudo e deixa com água na boca quem participa. Trata-se do Festival Gastronômico de Gravatá que este ano entra em sua oitava edição. Dezenas de restaurantes, bares, cafeterias e lanchonetes participam do festival, cujo objetivo é destacar a rica gastronomia gravataense. Cada um mostra seu talento através dos pratos criados exclusivamente para o evento. Tudo isso sem contar com a vasta capacitação pela qual passam donos e funcionários dos estabelecimentos gastronômicos participantes.

O Festival Gastronômico de Gravatá tornou-se com o passar do tempo, destaque no cenário regional e nacional. Milhares de pessoas contam os dias para conferir os novos pratos disponíveis na cidade. Doces, salgados, sopas, sobremesas e saladas são algumas das tendências criativas, abordando da típica culinária regional a sofisticada gastronomia internacional. Bem, uma coisa é fato, em Gravatá não existe dificuldade alguma em encontrar um bom lugar para comer, difícil mesmo é se decidir, já que as opções são sempre as melhores. O Festival Gastronômico de Gravatá acontece de 20 de outubro a 15 de novembro.

Oficinas de Capacitação

O Festival Gastronômico oferece todos os anos cursos de capacitação para donos e funcionários de restaurantes. As oficinas começaram desde a quarta-feira (15/09) e abordam diversos temas. As atividades que acontecem dentro da programação do festival são as seguintes:

Cursos:

1. Massas (para chefs)
2. Técnicas para gerenciar o salão (para gerentes)
3. Serviços de Vinhos (para garçons)
4. Práticas de Salão (para garçons)

E ainda:

- Consultoria sobre Nutrição
- Visita Técnica ao Restaurante - Escola do SENAC em Recife.

Os Restaurantes participantes são:

01. Antonieta Ristorante
02. Arte Café & Confeitaria
03. Bar da Salada
04. Bistrot La Fondue
05. Café do Abel
06. Cafeteria Gravatá
07. Cantina La Massa
08. Cantinho da Paz Bar e Restaurante
09. Castelo Grill
10. Churrascaria Boi na Brasa
11. Ednaldo Bar
12. Eudes da Cabidela
13. Hiper Padaria Gravatá
14. Hotel Portal de Gravatá
15. La Fondue Restaurante
16. Mania Caseira
17. Make Tudo Self-Service
18. Oficina da Charque
19. Paulo Medeiros Buffet
20. Picanha da Serra
21. Stillus Buffet
22. Chocolateria da Serra

Evento na Serra para os Pequenos



Carla Belém da boutique “Belém Vestes” reuniu no ultimo domingo,na sua loja, os pequenos para apresentar a coleção de Verão 2010, um desfile com a criançada foi improvisado na loja. Sob o comando e animação de palhaço onde as crianças se divertiram e participaram de brincadeiras, além de saborear as deliciosas gulouseimas preparadas pela empresária para a turminha. Tarde divertida e descontraida. Quem quiser conferir tudo de perto e com calma agora e aparecer na loja com seus filhos para ver as roupinhas de perto. Além do espaço infaltil a loja dispoe de objetos de decorações para sua casa da linha Imaginarium e roupas para adultos.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Novidades no Antiquario Café



O Antiquário Sergio Zarzar acaba de chegar de mais uma de suas viagens mavarilhosas pelo mundo! Garimpando peças maravilhosas para compor o acervo da loja. Vale a pena correr pra não perder pois a lista de espera e grande da clientela fidelizada querendo ver tudo antes que todos. A dica e dar um pulinho logo cedo assim que a loja abrir pra ver tudo de perto. E claro tomar aquele velho café expresso do antiquario que já faz parte dos melhores cafés da serra.

Antiquario Café - Polo Moveléiro

Chocolates da Serra



Gravatá se prepara para receber mais uma casa de chocolates, dessa vez os detalhes da nova loja ainda e segredo dos proprietários da casa. O que sabemos e que a empreitada e do mesmo grupo da Hiper Padaria Gravatá. Só anunciaram que os chocolates são artesanais e são feitos nas serras Gauchas. Só nos resta aguardar para conferir tudo de perto !

quinta-feira, setembro 16, 2010

Escola de Gastronomia em Gravatá



Tiveram início na última quarta-feira (15/09) as oficinas de capacitação do Festival Gastronômico de Gravatá. O evento está em sua oitava edição e acontece no período de 20 de outubro a 15 de novembro. Este ano mais de 20 restaurantes estão participando do festival. As oficinas englobam vários setores da gastronomia como Massas Alimentícias, Gerenciamento de Salão, Manuseio de Alimentos entre outros. Os cursos acontecem na Escola de Gastronomia de Gravatá. O evento é realizado pela Prefeitura de Gravatá em parceria com o SEBRAE e ABRASEL.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Lançamento de Moda em Plena Serra



Será nesta quinta feira o lançamento do Verão 2010 da Boutique João & Maria o chá Inglês será servido aos convidados na loja para conferir de perto as novas apostas de verão. A loja abre o dia todo mais só as 17h e que as finas e fofas aparecem por lá!

terça-feira, setembro 14, 2010

Viva Gravatá



Conhecido como “suiça brasileira” Gravatá, região Serrana está ficando famosa. Situada a 80km da capital Pernambucana, ela se destaca pelas paisagens rurais e pelo silencioso ambiente com clima de montanha, o que passou a atrair investimentos imobiliários. Condomínios novos estão sendo lançados diariamente, e uma grande novidade com a cidade turistica e que a cada semana pelo menos um novo morador habita a cidade trocando a capital pela serra ou ate outros estados e ate mesmo paises. A busca hoje pela qualidade de vida e grande pelas pessoas e a cidade tem uma otima infra estrutura para se morar exelentes restaurantes, supermercados, escolas, farmacias e muito mais. O unico desejo dos novos moradores e apenas uma frase “Queremos que a prefeitura cuide bem desse lugar e mantenha essa diversidade natural”, diz.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Verão na Serra




A Serra fica incrivelmente bonita no verão, para muitos, mais bonita que no inverno. Diferentemente de outras cidades serranas do Brasil, as Serras de Gravata tem diversidade de culturas e costumes.
as altas temperaturas diurnas e ideal para aproveitar as piscinas dos hoteis e condominios de luxo da cidade. Já a noite as temperaturas caem convidando a todos para degustar um bom vinho e comidas
típicas da região como o tradicional fondue e outras iguarias refinadas que a cidade oferece nas dezenas de restaurantes e bistros que a cidade oferece. Aproveite a serra neste verão e tenha a diversidade das temperaturas das montanhas.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Vem ai o Festival Gastronômico



De 20 de outubro a 15 de novembro a Prefeitura de Gravatá realiza o 8º Festival Gastronômico da cidade cujo tema este ano será Sabores de Gravatá. O Festival Gastronômico de Gravatá é um evento consolidado na cidade e em todo o Estado. Dezenas de restaurantes participam ativamente do evento que movimenta todo o município. Com o apoio do SEBRAE e ABRASEL, os estabelecimentos criam novos pratos e capacitam seus funcionários. Oficinas, material de divulgação, visitas técnicas e consultorias são algumas das novas capacitações oferecidas durante o evento. Agora e esperar o lançamento do festival e degustar os pratos oferecidos pelos restaurantes participantes do evento.

Parque da cidade



O Parque da Cidade é um empreendimento municipal destinado ao lazer que que contará com ciclovias, pista de Cooper, parque, quiosques , anfiteatro entre outros atrativos. Desde o primeiro semestre de 2009, o prefeito Ozano Brito, vem batalhando para conseguir recursos para a sua implantação com a elaboração de projeto arquitetônico e financeiro, tendo inclusive apresentado o local ao governador Eduardo Campos, numa visita a cidade. Através dessa articulação, o governo enviou projeto de lei em novembro do ano passado à Assembléia Legislativa, aprovado em dezembro dando cessão de uso do terreno ao município. Em seguida foi encaminhado o projeto ao Prodetur Nacional, que após avaliação de técnicos da instituição que estiveram em Gravatá teve o proposta do parque aprovada e incluída.
“ Esses recursos possibilitarão o incremento de ações no Agreste e no Sertão pernambucano, interiorizando a atividade turística e aumentando a competitividade dos nossos destinos”, destacou a secretária-executiva de Desenvolvimento do Turismo no Estado de Pernambuco, Juliana Leão. A Secretaria de Turismo de Pernambuco - Setur-PE, já publicou no Diário Oficial do Estado, cumprindo uma das exigências do BID, já publicou um aviso para empresas que realizam serviços de gerenciamento e supervisão de obras interessadas em fornecer esses serviços apresentem suas propostas técnicas e o histórico de trabalho. Essas informações vão ajudar a formular o edital de licitação para a contratação efetiva da companhia para início as obras.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Cidade Lotada no Feriado da Independência



O feriadão em Gravatá foi um dos mais movimentados e comemorados pela rede hoteleira. Da sexta até a terça feira (07), Gravatá teve uma lotação de 100% nos hoteis. Movimento comparado aos grandes eventos como Semana Santa e São João. Quem parou na rua percebeu a grande circulação de veículos desde o sexta, dia em que os turistas começam a chegar na cidade. De acordo com a associação de Turismo, dentre as atrações do fim de semana, o desfile cívico se destacou e pode ser tornar um atrativo a mais para o público de fora.

Para o feriadão, os hoteis venderam pacotes com programação diversificada. Eduardo Cavalcante, presidente da Associação de Turismo, explica que quem lotou durante esse período foi quem investiu mais em propaganda e venda de pacotes. “Tem que gastar para ter retorno. Os hotéis lançaram programação com música ao vivo, passeios e entre outros atrativos”, disse. Gravatá hoje conta com mais de 2 mil leitos entre grande hoteis e pousadas rústicas. São pacotes para todos os gostos e bolsos.

Sobre o desfile do dia 7, Eduardo disse que a associação de turismo vê o evento como possível atrativo para o público de fora. “Hoje, mesmo sendo de grande porte, o desfile cívico de Gravatá é um atrativo local, mas pode se tornar atrativo para o público de fora. Precisa ser trabalhado para vender”. Ele ainda reforçou que esse desfile também poderia ser realizado no período natalino, se espelhando em cidades como Gramado no Rio Grande do Sul. “A proposta já foi apresentada à secretaria de Turismo, mas acredito que isso só seria possível ano que vem. Demanda planejamento e tempo”, completou.

domingo, setembro 05, 2010

Gravatá cidade de Gente Feliz !



Cidade serrana, clima agradável, pessoas excepcionais, gastronomia rica e simplesmente deliciosa, culturas e tradições que encantam aos que descobrem as belezas de um município chamado Gravatá “a cidade de gente feliz”. Distante 85 km da capital pernambucana, Gravatá se destaca entre as demais cidades do agreste e motivos não faltam para tal destaque, o clima já dito antes, arquitetura em estilo europeu, o que por sinal dá um charme a mais à cidade, e o povo, maior protagonista da terra abençoada pelo Cristo, que no Alto do Cruzeiro abençoa os gravataenses.

Andando por Gravatá é possível perceber a quantidade de detalhes que a cidade oferece aos olhos. Pelo centro da cidade a mistura da modernidade e tradição dividem o mesmo espaço, casarios centenários conservam grandes momentos e sem dúvida grandes histórias que podem ser conhecidas fazendo uma visita ao memorial de Gravatá, que em suas paredes guarda o incrível fato de ter sido a antiga cadeia pública da cidade e hoje têm a honra de preservar todas as memórias do município através de livros, discos, peças antigas, fotos, revistas e jornais. A cidade mais que turística mostra que os méritos em ser uma das que mais se destaca no interior pernambucano. Com uma rede hoteleira invejável, Gravatá conta com mais de 2.000 leitos, de requintados aos rústicos, além dos prives, pousadas, chalés e chácaras espalhados pela cidade.

Arquitetura rica, Gravatá abriga casarios, igrejas como a da Matriz de Santana, capelas seculares que mostram imponência diante de tanta beleza, tudo isso sem esquecer os palácios. A culinária de Gravatá é um dos muitos fatores que se destacam na cidade, por ser uma das melhores de Pernambuco, atendendo todos os gostos e todos os públicos, variando da típica comida regional como a buchada, até a internacional como, por exemplo, o famoso fondue. São mais de cem estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias entre outros que oferecem gastronomia diversificada.

Gravatá também é diversão, com inúmeros pontos turísticos, os turistas se deliciam com as belezas da terrinha. No alto da cidade encontra-se o mirante do Cruzeiro, a estátua do Cristo Redentor, a Cruz que deu origem ao nome do morro e a capela Cristo Rei. A Estação do Artesão, antiga estação ferroviária, e a Rua Duarte Coelho, conhecida como Pólo Moveleiro, são referências em artesanato local, a exemplo dos brinquedos educativos, artigos feitos em talhas, cerâmica utilitária, bronze, couro e cipó, móveis de madeira e vime e a bonequinha da sorte, feita de pano e que integra o Comércio Solidário.Gravatá dispõe também de belos cenários naturais. Por entre as serras que compõem a geografia do município, 14 túneis e cinco pontes ferroviárias de arquitetura inglesa, construídos no século XVIII, constituem ricos e belos patrimônios arquitetônicos de Pernambuco. Isso tudo é um pouco de Gravatá, cidade de gente feliz.