quarta-feira, agosto 28, 2013

Leilão Caroatá e Concurso Marrã acontece em Gravatá




O Evento dos mais tradicionais da caprino-ovinocultura do País movimentam as raças de caprinos Boer e ovinos Santa Inês e Dorper, e bovinos Sindi no fim do mês na serra mais badalada do nordeste.

Criadores e apaixonados pela caprino-ovinocultura podem se preparar para dois importantes eventos do calendário nacional da atividade. O Concurso Marrã do Futuro 2013 e o Leilão Caroatá 2013 acontecem no dia 31 de agosto (sábado), em Gravatá.

No ano passado, o filho de Luiz Felipe Brennand, Cornélio Jatobá Brennand, ficou à frente dos eventos ao lado do veterinário Álvaro Borba, já que a criação de caprinos e ovinos era a grande paixão do pai. Luiz Felipe criou o Rebanho Caroatá em 1998, com caprinos Boer e ovinos Santa Inês e Dorper de altíssima genética, e logo tornou-se referência nacional na atividade. 

Além de Cornélio, Carlos Eugênio Brennand e Francisco Oliveira (Rebanho Alto do Cruzeiro) e Marcelo Tavares de Melo (FTI) também estão na promoção do Leilão Caroatá, levando animais de elite para o palco a partir das 17h “Embora alguns mercados de criadores estejam se refazendo da grande estiagem sofrida pelo Nordeste em 2012 e início deste ano, os criadores de caprinos e ovinos mostram a força da sobrevivência dos animais, com sua adaptabilidade em manter-se forte num mercado que cada vez mais busca seus benefícios de saúde, já que oferecem uma das carnes mais saudáveis para consumo”, afirma Cornélio Jatobá Brennand. 

Nesta edição, permanece a oferta de Bovinos Sindi, que possui dupla aptidão, para corte e produção de leite. A raça, originária do Paquistão, adapta-se bem às condições de clima tropical, e é mais uma aposta certeira do Rebanho Caroatá, que começou a investir no melhoramento genético da raça há cerca de três anos. 

Em 2010 e 2012 o Rebanho Caroatá ganhou o Concurso Leiteiro da Expo Nacional Natal 2011 nas categorias novilha e vaca jovem, e foi o segundo melhor criador nacinal em 2012. Além disso, foi o segundo melhor criador e expositor na Expo Nordestina Recife 2011 e melhor criador e expositor da Expoagro Recife 2012. 

Fêmeas jovens - O Concurso Marrã do Futuro 2013, que sempre acontece paralelo ao Leilão Caroatá, vai premiar as melhores fêmeas das raças Boer, Santa Inês e Dorper, prenhas ou com crias ao pé. Será realizado no mesmo dia do Leilão, só que pela manhã, a partir das 9h. O julgamento será feito em duas categorias por raça: de 12 a 15 meses e de 15 a 18 meses. Serão premiados quatro animais por categoria nas raças Boer, Santa Inês e Dorper. Entre as duas marrãs classificadas em primeiro lugar, serão escolhidas a Marrã do Futuro 2013 e a Reservada Marrã de cada raça.

Os interessados em se inscrever devem preencher o formulário disponível no sitewww.caroata.com.br e enviá-lo por fax ou email junto com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Serão aceitos dois animais por criador nascidos entre 1° de março e 31 de agosto de 2012. Caso haja necessidade de substituição de algum animal, a troca pode ocorrer até o dia 22 de agosto. 

Todos os animais premiados no Concurso poderão ser ofertados no Leilão Caroatá 2013. O concurso ainda vai sortear uma moto 0km entre os tratadores finalistas. 

Serviço: 
Concurso Marrã do Futuro 2013
Onde: Rebanho Caroatá, em Gravatá (PE)
Quando: 31 de agosto às 09h (sábado)
Inscrições: www.caroata.com.br 

Leilão Caroatá 2013
Onde: Rebanho Caroatá, Gravatá (PE)
Quando: 31 de agosto às 17h (sábado)
Transmissão: Canal do Criador - www.canaldocriador.tv.br
Informações e inscrições: Álvaro Borba (83) 9941.5649 / Rodrigo Loureiro (82) 9119.4885 / Michele (81) 3533.8181 e 9969.4187

Nenhum comentário: