domingo, dezembro 05, 2010

Arte na Serra



Segundo o dicionário Aurélio, Arte significa: Capacidade que o homem tem de, dominando a matéria, pôr em prática uma idéia. Em Gravatá o retrato vivo desse significado pode ser encontrado no centro da cidade, exatamente na Praça Dez. Em um ateliê agradável com obras de arte por todos os lados, encontramos um artista que retrata a cultura de seu município e Estado. Seu nome, Cleuton Azevedo. Filho da terra, Cleuton trabalho com artes plásticas há cerca de 27 anos, mas confessa, que nos últimos 7, têm se dedicado intensamente a seu trabalho, “Trabalho com artes plásticas há muitos anos, mas parece-me que nos últimos 7 anos tenho me dedicado ainda mais as obras de arte que faço”, disse Cleuton.
Inúmeros são os trabalhos feitos por Cleuton Azevedo, no entanto, a preferida de suas inspirações é Gravatá. Entre as diversas peças que retratam a cidade, Cleuton destaca as flores. Com seu talento o artista pintou algumas das flores produzidas em Gravatá, as temperadas, e explica o que o motivou, “Busquei pintar coisas que são específicas de nossa cidade, e as flores são nossas, somos o segundo maior produtor de flores temperadas no nordeste e isso me motivou. Então dei um colorido novo às peças e foi um dos projetos que mais gostei de fazer e que foi muito bem aceito por todos”, afirmou.
Cleuton é o responsável pelas famosas garrafinhas com o ar de Gravatá, um jeito bastante irreverente de mostrar o que há de melhor na cidade. E ele foi bem além com esse trabalho, citando um velho ditado bastante verdadeiro no município: Quem bebe da água de Gravatá e ouve o sino da igreja, não deixa mais a cidade, “As garrafinhas com o ar de Gravatá, foram inventadas através da necessidade de criar um souvenir próprio nosso, foi um jeito divertido para que todos que nos visitam conheçam nossas belezas e tudo que a cidade pode oferecer”. A mais nova invenção de Cleuton são as gravuras. O projeto intitulado Gravatá em Gravuras traz os antigos casarios da cidade. Imponentes pela beleza os casarios retratados por Cleuton são um sucesso e estão tomando conta da cidade. O preço acessível faz com que as gravuras sejam uma excelente opção para presentear.
A cultura pernambucana também é um dos destaques do artista. Luiz Gonzaga, Maracatu, Caboclinho, Caboclo de Lança, Banda de Pífanos, Frevo entre outros itens próprios de Pernambuco fazem parte do acervo de Cleuton Azevedo. “Pernambuco é muito rico culturalmente e nada melhor que registrar isso através da arte”, falou Cleuton. O professor Roberto Marques é do Recife e possui casa em Gravatá, para ele, a obra de Cleuton Azevedo é uma proposta diferenciada, “Eu já conhecia o trabalho dele e cada dia que passa ele se renova, as peças são diferentes. O trabalho é uma proposta diferenciada com beleza e coloridos muito bem contemplados. Isso é uma contribuição para Gravatá, pois onde vemos esse artista, sabemos que é de Gravatá”, disse o professor.

SERVIÇO:

ATELIÊ CLEUTON AZEVEDO
PRAÇA DEZ, Nº70
FONE: 8729-3421

Nenhum comentário: