sábado, julho 31, 2010

Jardins de Gravatá



O inverno é a época ideal para fazer podas e adubar o solo. No paisagismo, é o momento de planejar, escolher as espécies que serão plantadas
na próxima estação, decidir como devem ser os canteiros e preparar a terra para que o jardim chegue colorido à primavera.

Para garantir a beleza do jardim, veja algumas tendências de paisagismo e aposte em um estilo que combine com a sua personalidade. Mesmo quem tem pouco espaço em casa pode apostar na beleza das plantas para recarregar o ambiente com novas energias.

- Tenha um jardim com plantas variadas. De acordo com a sócia-proprietária da Casa das Plantas Gravatá, Bety , para garantir a beleza do jardim é importante conversar com uma equipe especializada sobre a correta manutenção das flores, arbustos e árvores.

- Gosta de floreiras? Então saiba que você pode fazer uma floreira monocromática – usando flores de diferentes espécies, mas que tenham a mesma cor – ou colorida, misturando a mesma variedade de flores, mas com cores diferentes.

- Aposte nos vasos. Cultivar flores, plantas, frutas e legumes em vasos e ou floreiras continua a ser uma forte tendência, mostrando que ter um jardim bem sucedido é possível mesmo para quem vive em espaços pequenos ou apartamentos.

- Água com moderação. Poupar água é já uma preocupação ambiental à escala global e nos nossos jardins não deve ser diferente. Regar de manhã ou à noite para o solo reter mais água e aproveitar a água da chuva são apenas duas maneiras de poupar água na jardinagem.


- Pedras perdidas. As pedras e rochas – principalmente as de grandes dimensões – utilizadas para decorar os jardins deixam de ser moda e são substituídas por flora viva, em particular arbustos e árvores.

- Orgânico sempre. Cultivar flores comestíveis, ervas aromáticas, frutas e legumes para consumo próprio é algo que qualquer jardineiro anseia. Mesmo com o cultivo em vasos, é possível ter produtos orgânicos frescos à porta de casa, nem que seja num apartamento.

- Invista na qualidade. A compra de muitas ferramentas e equipamentos de baixa qualidade – para durar apenas uma estação – é substituída pela mentalidade de investimento a longo prazo, ou seja, comprar utensílios melhores – mesmo que sejam mais caros – mas com a garantia de que vão durar muitos anos.

- Jardim personalizado. Todos sabem que um belo jardim, seja ele qual for, dá trabalho, mas também tem de dar prazer. Além de encher o jardim de flores e fragrâncias que realmente aprecia, a tendência é a criação de um espaço zen – com algumas cadeiras, pufes, chaise longues, uma mesa de apoio e iluminação adequada – para desfrutar bons momentos de descanso. Essa e a dica jardinagem para sua casa de campo em Gravatá.

Nenhum comentário: