quinta-feira, julho 22, 2010

Rebanhos de Ovelhas na Serra



Há mais de 12 anos a caprino-ovinocultura para corte no Brasil era uma atividade praticamente inexistente. Predominava a criação para subsistência, principalmente nas cidades do interior nordestino. De forma isolada criadores começaram a enxergar a oportunidade de profissionalizar o setor e iniciaram a seleção genética de raças originárias do Nordeste, como a de ovinos Santa Inês. O objetivo era conseguir chegar a um melhor padrão racial que atendesse ao mercado de carne no país.

Em 1998, a visão de negócio de um pecuarista pernambucano começou a mudar a história da atividade. Luiz Felipe Brennand decidiu aproveitar a vocação natural da região e instalar o Rebanho Caroatá, em Gravatá.

Com foco no melhoramento genético de raças voltadas para produção de carne, resolver investir na raça de caprinos Boer, de origem sul-africana. “A raça possui grande potencial e reúne três qualidades essenciais para uma criação produtiva: alta taxa de fertilidade, carne de qualidade e excelente adaptação às regiões tropicais”, justifica o pecuarista. Para dar início à criação com alta qualidade, ele conta que importou campeões e filhos de campeões do Texas, e embriões da África do Sul.

Nenhum comentário: