quarta-feira, fevereiro 27, 2013
Cuidados de Verão
As temperaturas elevadas e o sol escaldante do verão podem até parecer agradáveis para algumas pessoas, mas para as plantas, definitivamente não são. De forma geral, as espécies vegetais exigem atenção especial nessa época do ano para se manterem saudáveis e bonitas. Os cuidados vão além do simples aumento da quantidade de regas. Poda adequada, solo nutritivo e ações para evitar o ataque de pragas também são necessários.
A paisagista e designer de exteriores Ivani Kubo explica que, durante o verão, as regas e adubações precisam ser mais frequentes, principalmente para as plantas que ficam diretamente expostas ao sol. Em algumas regiões mais áridas, pode ser necessária a rega duas vezes por dia, sempre pela manhã e à noitinha, quando a terra já esfriou.
O solo precisa ser mantido úmido e as folhas devem ser molhadas para refrescar e retirar a poeira”, recomenda Ivani, lembrando que as plantas de interiores também podem sofrer na estação mais quente do ano. Por isso, além das regas normais, a dica é borrifar as folhagens com água em temperatura ambiente para refrescá-las. Em hipótese alguma a rega deve acontecer sob o sol forte, porque isso pode queimar e manchar as folhas.
A paisagista Marisa Lima destaca a importância de retirar as folhas secas que ficam nos vasos para facilitar a aeração do solo. “Quanto à adubação, ela é especialmente necessárias após as fortes chuvas de verão, que tendem a lavar o solo e levar embora todos os nutrientes da terra”, destaca.
Por causa da maior umidade e luminosidade, as plantas crescem mais rápido no verão e, consequentemente, requerem mais podas. Marisa conta que, mais do que apenas controlar o crescimento, os cortes garantem que os nutrientes sejam absorvidos e fortaleçam a plantinha, para que flores e folhas tomem forma mais rapidamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário