quinta-feira, novembro 11, 2010

Projeto de turismo em Gravatá



A cidade de Gravatá foi escolhida com mais 11 municípios do país para participar de um projeto piloto pelo Ministério do Turismo. O Programa de Produção Associada ao Turismo promoveu capacitações de agentes locais para catalogar roteiros turísticos que possam estar associados a diversas opções de lazer e entretenimento. Em Gravatá quatro agentes participaram das capacitações em Minas Gerais e Espírito Santo. Foram aulas nas diversas áreas como Gestão Pública, Artesanato, Empreendimento Rural e Produção Agrícola. Nesta quarta feira (10) a equipe da secretaria de Turismo fez uma visita técnica aos locais que serão catalogados para o projeto.

Cada agente capacitado pelo Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE vai elaborar um roteiro na área específica de atuação. Em Gravatá a diversidade dos pontos turísticos inclui desde passeios a cavalo a visitas no Santuário da Capela de São Miguel. “Primeiro vamos olhar os roteiros para depois sentar e discutirmos possíveis modificações”, disse Macione Pessoa, uma das agentes que participaram do treinamento.

A elaboração bem feita do projeto também é a preocupação da equipe da secretaria de Turismo. “Nós vamos contar com o apoio direto do Ministério do Turismo que vai avaliar e auxiliar diretamente no projeto. É um projeto piloto e não podemos errar”, disse o agente Ytupanaci Pereira.

Ao final da elaboração do catálogo, a secretaria espera montar um roteiro que inclua passeios nos finais de semana que vão da sexta até o sábado com paradas nas plantações de orgânicos, Estação do Artesão, passeios a cavalo entre outros. “Vamos também entrar em contato com donos de empreendimentos para entrar no projeto e fazer parte do roteiro”, pontuou o Turismólogo Edlamar Oliveira. Até o início de dezembro uma equipe do Ministério do Turismo virá à Gravatá para avaliar e observar o andamento do projeto.

Nenhum comentário: