sexta-feira, outubro 15, 2010

Flores para os Queridos!



Com a chegada do feriado de finados os produtores de flores em Gravatá reforçam a produção para atender a demanda do mercado. A cidade conhecida como a segunda maior produtora de flores temperadas do Nordeste duplica as vendas nesse período. São mais de 200 produtores entre pequeno, médio e grande porte. Produção que atende Estados vizinhos como Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

As flores em Gravatá hoje marcam ponto forte na economia. São mais de 2 mil empregos gerados direta e indiretamente. O clima da cidade é o maior responsável pela produção. “Aqui a gente tem um clima bom e água doce para irrigar as plantas. Em outro lugar não dava pra fazer isso”, disse Manuel José da Silva, produtor do Sítio Olho D’água. Ele atua no ramo há cerca de 20 anos. Começou como trabalhador nas plantações da região e há oito anos é dono do próprio negócio.

“Nessa época a gente trabalha dobrado aqui. Não pode faltar flor”, disse Manuel. Ele explica que as flores mais procuradas nesse período são as rosas e os crisântemos. Em Gravatá além dessas duas espécies são produzidas gérberas, gladíolos, tango e alguns tipos de folhagens.

O secretário de meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Aarão Lins, destacou que durante o ano apenas o Dia das Mães e dos Namorados se comparam ao período de finados quando o assunto é vendas e contratação de mão de obra. “Hoje mais de 2 mil empregos são gerados direta e indiretamente com a produção de flores na cidade”.

Para quem revende e exporta o produto o momento também é de suar a camisa. “Eu revendo flores para Maceió, Sergipe, Bahia, Ceará e Paraíba”, disse o empresário Josenildo Francisco. Para dar conta, ele usa a tecnologia como aliada. No galpão de vendas o empresário instalou duas câmaras de refrigeração que simulam a temperatura das estufas naturais, assim ele garante uma sobrevida as flores sem que elas percam a beleza e qualidade.

Nenhum comentário: