sábado, outubro 30, 2010

Serras no Verão



As serras são sempre um cartão postal mesmo no verão com ar mais seco e quente mais com a delicia das baixas temperaturas noturnas. Isso remete nossas serras de Pernambuco em especial as da cidade de Gravatá. Ideal pra descansar ou mesmo passear e respirar ar puro em meio a natureza. Varias trilhas e lugares para ser descoberto na cidade de Gravatá uma das serras e a das Caibras como mostra a foto a cima. Pacata desabitada pouco visitada, indicação do blog para os turistas e detalhe a 15 minutos do centro da cidade.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Cresce Número de Chocolaterias na Serra



No século dezoito o chocolate foi batizado de Teobroma cacao (bebida dos deuses) pelo botânico sueco Linnaeus, imortalizando a crença Asteca e Maia de que a planta pertencia aos deuses. Sempre se atribuiu a descoberta do chocolate aos Astecas, mas lingüistas modernos conseguiram reconstruir o antigo vocabulário dos Olmecas – viveram há três mil anos, sendo uma das primeiras civilizações mesoamericanas – e descobriram que nele já existia a palavra “cacao”.

No coração da América Central Equatorial onde habitavam era quente, úmido e sombrio: condições ideais para o cultivo do cacau. Assim, muitos historiadores hoje acreditam que tenham sido mesmo os Olmecas os primeiros a usufruírem os prazeres do chocolate, que inicialmente era uma bebida fermentada amarga, feita das sementes do cacau, mas muito bebida fermentada amarga, feita das sementes do cacau, mas muito exuberante, tida como afrodisíaca, usada por reis e nobres e oferecida em celebrações.

Com o tempo, a adição de açúcar, baunilha, leite e água, suavizaram o sabor e o chocolate conquistou seu lugar nos salões elegantes por toda a Europa. A partir de 1700, teve início o desenvolvimento de máquinas destinadas a moer, misturar e aglomerar a massa do cacau, nascendo, assim, a produção do chocolate em barras ou bombons.

Gravatá hoje tem 3 Casas de Chocolates Artesanais abertas ao público diariamente, em uma pesquisa feita por nossa equipe do blog. Descobrimos a existência de 10 fabricantes que atendem em pequenas fábricas artesanais, muitas delas em suas próprias residência e todas tem pretenções de abrir sua chocolateria futuramente. Experimentamos vários chocolates cada um melhor que o outro.

terça-feira, outubro 26, 2010

Mostra de Veiculos no Feriadão



Os amantes de carros antigos terão mais um motivo para visitar Gravatá no feriadão de finados. De 30 de outubro a 2 de novembro o Hotel Portal de Gravatá será a sede do encontro que reunirá 150 modelos exibidos por cerca de 80 expositores. São esperados para o evento aproximadamente 3 mil amantes das máquinas antigas.

O encontro promete repetir o sucesso de 2009. Quem tiver a oportunidade de visitar poderá aproveitar a feira de peças automotivas antigas, venda de carros antigos e novos e uma festa de encerramento no qual ocorrerá a premiação de dez diferentes categorias. Raridade, originalidade e estado de conservação dos veículos são algumas das características que prometem motivas os colecionadores.

Os interessados em participar do Encontro Pernambucano de Veículos Antigos podem se inscrever até a hora do evento. A taxa de adesão custa R$ 80. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diretoriacaape@gmail.com. O Hotel Portal de Gravatá fica na entrada da cidade, sentido Caruaru-Recife. Contato: 81 3533 0288

domingo, outubro 24, 2010

Noites de Fondue


Hoje quero passar uma receita muito boa de um fondue que eu adoro e da pra fazer em casa com os amigos (Um dos meus programas prediletos pra fazer na serra). Gravatá sempre esfria a noite e não tem nada de melhor do que reunir os amigos pra degustar uma das maravilhas da gastronomia com um bom vinho e claro boa musica pra acompanhar e bom papo.
..................................................................................

Fondue 7 queijos

Ingredientes:
# 1 pacote de creme de cebola
# 100 g de mussarela ralada
# 100 g de queijo prado ralado
# 100 g de catupiry
# 100 g de cheddar
# 50 g de queijo parmezão ralado
# 50 g de provolone ralado
# 50 g de requeijão
# 2 colheres (chá) de noz-moscada ralada

Modo de Fazer:

1. Junte em uma vasilha todos os ingredientes, menos os queijos cremosos, mexa bem e acrescente os queijos cremosos
2. Leve para derreter em banho-maria mexendo sempre
3. Sirva com torradas de diversos pães
4. Também fica muito bom com pedacinhos de goiabada cascão

sexta-feira, outubro 22, 2010

Gastrônomia Movimenta a Serra!



Foi lançado oficialmente na noite da última quarta-feira (20/10) na AABB Gravatá o 8º Festival Gastronômico da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura com apoio do SEBRAE e ABRASEL e atrai todos os anos milhares de turistas que vem a cidade em busca das novidades gastronômicas. Este ano 21 restaurantes estão participando do festival que acontece no período de 20 de outubro a 15 de novembro, e as criações são as mais diversas, de lagosta a carne de sol, passando pelas sobremesas, os pratos do festival 2010 são de encher os olhos e aguçar o paladar dos que apreciam a boa culinária. O lançamento contou com a presença do prefeito Ozano Brito, representantes do SEBRAE e ABRASEL, secretários, vereadores, donos e funcionários de restaurantes e demais autoridades.A noite foi marcada pela satisfação dos restaurantes participantes que apresentaram oficialmente suas criações para os convidados e toda a mídia. Tereza Vanderlei do restaurante Mania Caseira, estava radiante em participar de mais um festival. “Estou extremamente satisfeita em participar do evento que me traz muito retorno. Em 2009 criamos um prato que foi o maior sucesso e creio que este ano nossa criação também fará sucesso. Este festival é maravilhoso para os restaurantes e para os nossos clientes que tem a oportunidade de degustar a gastronomia de qualidade”, disse. O prefeito Ozano Brito ressaltou o evento como um ponto forte da cidade e afirmou que Gravatá é além de um destino turístico, um destino gastronômico, “A cidade dispõe diversos fatores turísticos que atraem nossos visitantes de inverno a verão para o município. Gravatá também é um destino gastronômico que recebe milhares de pessoas que vem a cidade para comer o que há de melhor na gastronomia pernambucana”, disse o prefeito. Todos os participantes do festival receberam certificado de participação no evento. Após a entrega foi servido um coquetel ao som do cantor gravataense Rodrigo Lins.

terça-feira, outubro 19, 2010

Delicias da Serra!



O 8º Festival Gastronômico de Gravatá está se aproximando e as opções na cidade são as mais diversas para os que apreciam a boa culinária. São mais de 20 restaurantes participando do evento e mostrando o que há de melhor na gastronomia gravataense. Entre os participantes está um dos restaurantes mais tradicionais da cidade o Oficina da Charque. Embora esteja na cidade há pouco mais de cinco anos o Oficina da Charque traduz qualidade e bom gosto no ramo.
Este é o 5º ano que o restaurante participa do festival, sendo sempre um sinônimo de sucesso, “Participar do festival sempre nos traz muitos benefícios, além de termos a oportunidade de nos capacitar e capacitar os funcionários, criamos novos pratos para atender a clientela”, disse o proprietário Augusto José. Em 2009 o prato criado para o festival foi o Camarão ao fondue de queijo com molho branco acompanhado de arroz de castanha. O prato foi um sucesso extremo e ainda hoje vende bastante. Este ano a criação do chef de cozinha José Wellington, é o Cordeiro Matuto, um prato que promete fazer sucesso. O Cordeiro Matuto é acompanhado de arroz piamontê, geléia de menta, farofa matuta e salada vinagrete.
O cozinheiro José Wellington tem uma história de crescimento no restaurante Oficina da Charque, até bem pouco tempo o chef era auxiliar de cozinha, porém mostrou-se bastante interessado em criar pratos e se desenvolver profissionalmente. Este interesse chamou atenção de Augusto, e José Wellington passou a investir na carreira. Hoje é o responsável pela criação do Cordeiro Matuto, prato oficial do festival 2010, e ele explica como chegou à criação deste prato, “Decidimos em conjunto com a turma do restaurante, sempre seguindo a linha da casa, para que o restaurante não perca seu estilo e os clientes continuem aprovando a nossa culinária”, disse o chef.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Melhorias a Vista no Polo Moveleiro



Na noite da última sexta-feira (15/10) o prefeito Ozano Brito e alguns secretários municipais estiveram visitando um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gravatá, o Pólo Moveleiro da Rua Duarte Coelho. Acompanhando o grupo estavam membros da Associação dos Comerciantes do Polo Moveleiro que tem como presidente o lojista Marcos Sales. O intuito da visita foi ouvir as sugestões dos comerciantes e realizar algumas vistorias no local.
Entre os apelos do grupo o mais forte é a questão da iluminação, os lojistas sugerem que a rua seja mais iluminada para deixar o lugar ainda mais agradável para os visitantes e também para quem vive do comércio da Duarte Coelho. “Com iluminação adequada essa rua ficará mais aconchegante para nossos visitantes e também para todos os comerciantes e moradores dessa rua que é um cartão postal de Gravatá”, disse Marcos Sales.
O prefeito Ozano Brito e sua equipe anotaram todas as sugestões do grupo e constatou que são detalhes que vão fazer a diferença. Ozano Brito se colocou a disposição dos lojistas e moradores e na oportunidade foi aplaudido pela iniciativa de visitar o local, “Vamos trabalhar em conjunto com a associação e com os moradores da rua para que todas as melhorias sejam realizadas com a maior brevidade possível”, garantiu Ozano Brito.

sexta-feira, outubro 15, 2010

Flores para os Queridos!



Com a chegada do feriado de finados os produtores de flores em Gravatá reforçam a produção para atender a demanda do mercado. A cidade conhecida como a segunda maior produtora de flores temperadas do Nordeste duplica as vendas nesse período. São mais de 200 produtores entre pequeno, médio e grande porte. Produção que atende Estados vizinhos como Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

As flores em Gravatá hoje marcam ponto forte na economia. São mais de 2 mil empregos gerados direta e indiretamente. O clima da cidade é o maior responsável pela produção. “Aqui a gente tem um clima bom e água doce para irrigar as plantas. Em outro lugar não dava pra fazer isso”, disse Manuel José da Silva, produtor do Sítio Olho D’água. Ele atua no ramo há cerca de 20 anos. Começou como trabalhador nas plantações da região e há oito anos é dono do próprio negócio.

“Nessa época a gente trabalha dobrado aqui. Não pode faltar flor”, disse Manuel. Ele explica que as flores mais procuradas nesse período são as rosas e os crisântemos. Em Gravatá além dessas duas espécies são produzidas gérberas, gladíolos, tango e alguns tipos de folhagens.

O secretário de meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Aarão Lins, destacou que durante o ano apenas o Dia das Mães e dos Namorados se comparam ao período de finados quando o assunto é vendas e contratação de mão de obra. “Hoje mais de 2 mil empregos são gerados direta e indiretamente com a produção de flores na cidade”.

Para quem revende e exporta o produto o momento também é de suar a camisa. “Eu revendo flores para Maceió, Sergipe, Bahia, Ceará e Paraíba”, disse o empresário Josenildo Francisco. Para dar conta, ele usa a tecnologia como aliada. No galpão de vendas o empresário instalou duas câmaras de refrigeração que simulam a temperatura das estufas naturais, assim ele garante uma sobrevida as flores sem que elas percam a beleza e qualidade.

quarta-feira, outubro 13, 2010

7º Encontro de Carros Antigos



Os amantes de carros antigos terão mais um motivo para visitar Gravatá no feriadão de finados. De 28 de outubro a 2 de novembro o Hotel Portal de Gravatá será a sede do encontro que reunirá 150 modelos exibidos por cerca de 80 expositores. São esperados para o evento aproximadamente 3 mil amantes das máquinas antigas.

O encontro promete repetir o sucesso de 2009. Quem tiver a oportunidade de visitar poderá aproveitar a feira de peças automotivas antigas, venda de carros antigos e novos e uma festa de encerramento no qual ocorrerá a premiação de dez diferentes categorias. Raridade, originalidade e estado de conservação dos veículos são algumas das características que prometem motivas os colecionadores.

Os interessados em participar do Encontro Pernambucano de Veículos Antigos podem se inscrever até na hora do evento. A taxa de adesão custa R$ 80. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diretoriacaape@gmail.com. O Hotel Portal de Gravatá fica na entrada da cidade, sentido Caruaru-Recife. Contato: 81 3533 0288

segunda-feira, outubro 11, 2010

Feriado na Serra



Muitas pessoas aproveitaram o fériado para subir a serra e aproveitar os dias quentes na serra e a noite como sempre o friozinho maravilhoso famoso na cidade. A cidade como sempre fica agitada nos grandes feriados, mais vale a pena curtir a serra sempre!

sexta-feira, outubro 08, 2010

Serras no Verão



Seja durante o verão ou inverno, as Serras Brasileiras são sempre uma boa opção. Hotéis charmosos, arquitetura diferenciada e serviços exclusivos para sua viagem.
Venha desfrutar de dias maravilhosos nas serras de Gravatá.
Num clima romântico e cheio de agradáveis surpresas, você e seu acompanhante vivem momentos de puro prazer em um aconchegante quarto de hotel nas serras. A Hóspede VIP tem sempre uma boa opção de hotel para você curtir todo esse clima de romantismo. Reserve o hotel de sua preferência, escolha um bom vinho e divirta-se com os encantos da serra.

Dia do Idoso na Serra



A Prefeitura de Gravatá / Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social promove na próxima sexta-feira (08/10) a partir das 15 horas um grande movimento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa comemorado no último dia 01 de outubro. O evento contará com a participação de todos os idosos que estão incluídos nos programas sociais da prefeitura e convidados, estima-se que mais de 300 idosos estejam presentes no evento. A concentração será em frente a Prefeitura de onde os idosos seguem em caminhada para a Praça da Matriz, onde haverá homenagens, exercícios físicos, entre outras atividades.

Gravatá é uma cidade que se destaca pelo respeito e interesse para com os idosos. Diversos programas como CCI – Centro de Convivência de Idosos, Viva Mais Vivendo Melhor entre outros, são específicos para o trabalho com o pessoal da melhor idade.

Viva mais vivendo melhor – Programa visa qualidade de vida para os idosos!

quarta-feira, outubro 06, 2010

Plante uma Árvore e seja Feliz



Gravatá foi contemplada através de um edital lançado pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) onde o principal objetivo é a elaboração de projetos que contribuam para a diminuição das mudanças climáticas. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aarão Lins, Gravatá terá uma melhora significativamente na temperatura com o plantio dessas árvores. “Não temos inicialmente como calcular isso, ma com certeza vamos preservar esse clima agradável da cidade para o futuro”.

De acordo com Ana Sacramento, técnica da secretaria estadual de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, esse projeto em Gravatá será uma importante contribuição e vem de conjunto com iniciativas de programas como o Pernambuco Verde. “É uma parceria importante para Pernambuco. Gravatá sai na frente trabalhando questões como essas”.

terça-feira, outubro 05, 2010

Curso de Bordados



A Prefeitura de Gravatá investe constantemente em capacitação profissional para a população. Na última sexta-feira (01/10) a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) formou mais uma turma de novos profissionais, desta vez a capacitação foi na área de Bordados em Fitas. As alunas aprenderam uma imensa variedade de bordados que podem ser aplicados em toalhas, bolsas de tecido, panos de prato, blusas e demais artigos. O encerramento aconteceu na sede do CRAS II e contou com a presença da secretária Maria Dulce, da coordenadora de cursos Jésse Cunha, das alunas e da instrutora.

Movimento de Moda



As lojas “Donna Gata e Bella Donna” convidam todos para o coquetel de lançamento da coleção verão 2010, que acontecerá no próximo sábado, dia 9, a partir das 18h, nas dependências da loja, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 343.

Na ocasião do coquetel aspirantes a modelo vão desfilar produzidas com os modelitos da nova coleção. A novidade fica por conta do concurso “Top Summer Model Bella Donna”, pela qual as meninas inscritas para o desfile passarão por uma seleção, que dará direito a primeira colocada a um prêmio especial, e exclusividade na divulgação da campanha da Coleção Verão da loja em outddors e outros meios de comunicação.

Para mais informações é só ligar: (81) 3533 0306

domingo, outubro 03, 2010

Festa de idosos na Serra



Uma tarde de descontração, alegria e muita festa, assim foi a tarde no CAIC. Os participantes do CCI (Centro de Convivência de Idosos) que fazem aniversário nos meses de julho, agosto e setembro comemoraram a data com uma grande festa com direito a tudo, bolo, refrigerante, presentes, decoração e muita dança. Mais de 50 idosos participaram da comemoração que contou com a presença de alguns convidados, a exemplo da secretária de Ação Social, Maria Dulce, que na oportunidade festejou um dia antes seu aniversário.

sexta-feira, outubro 01, 2010

Encontro de Veículos Antigos



O presidente do Clube do Automóveis Antigos de Pernambuco (CAAPE), Paulo Batista, e o diretor comercial do Hotel Portal, Eduardo Cavalcanti, acabam de me enviar o convite da VII EPVA- Encontro Pernambucano de Veículos Antigos, que acontecerá nos dias 30, 31 de outubro, e 1, 2 de novembro, no Hotel Portal de Gravatá. Participem!